Como o ensino bilíngue pode beneficiar os alunos

O ensino bilíngue traz aos alunos a oportunidade de aprender duas línguas de forma concomitante, ou seja, ambas as línguas recebem o mesmo peso na grade curricular.

A globalização e o acesso à internet criam um cenário de exposição a múltiplas línguas. Olhando para a população mundial, as pessoas multilíngues superam numericamente os falantes monolíngues. Ainda que essa não seja uma realidade no Brasil, não deixa de ser um fenômeno social em que pessoas multilíngues obtém mais facilidade de acesso à informação e maior possibilidade de intercâmbio cultural.

No mezanino do Colégio Teresiano, duas alunas estão sentadas com seus cadernos, estudando juntas. Ambas usam máscaras.

No Brasil, 98% da população fala o português. Ademais, temos as inúmeras línguas indígenas, além de comunidades falantes de alemão, italiano, espanhol, e também a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Porém, apenas 5% da população brasileira fala inglês, e apenas 1% é fluente, de acordo com a pesquisa do British Council.

Uma boa notícia é que o ensino bilíngue está em crescimento no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), o mercado cresceu 10% desde 2014. O crescimento de escolas de ensino bilíngue vem sendo mais expressivo do que o das instituições particulares tradicionais.

Se você tem intenção de matricular o seu filho em uma instituição de ensino bilíngue, conheça neste artigo como elas funcionam. Aqui, você entenderá o diferencial e as vantagens do ensino bilíngue, além de se munir de informações para escolher a escola ideal. 

 

Ensino bilíngue: o que é?

Podemos definir uma escola de ensino bilíngue como uma instituição organizada para proporcionar as competências necessárias para o uso de duas ou mais línguas. Diferente de uma escola de idiomas, as línguas são contextualizadas na interdisciplinaridade com diferentes matérias, como Ciências, Artes e até Educação Física.

Em 2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil (parecer CNE/CEB n°2/2020, aprovado em 9 de julho de 2020). A resolução trouxe importantes definições e regulamentações para orientar a comunidade escolar e esclarecer o entendimento da concepção de escola bilíngue.

Conforme a análise, que foi fruto de discussões entre profissionais e pesquisadores sobre educação bilíngue, existe agora uma diferenciação entre escola bilíngue e escola com currículo bilíngue optativo. Além disso, uma carga horária mínima de 3 horas passou a ser exigida para a língua adicional. 

Em close na apostila verde, vemos uma aluna do Colégio Teresiano praticando colagens em uma atividade bilíngue. Acima da mesa, há uma caixa adesivada com os dizeres “Green – New Explorer”.
Aluna do Colégio Teresiano realizando uma atividade do Projeto Bilíngue.

Assim, com o ensino bilíngue regulamentado, entendemos que uma escola bilíngue é aquela que promove um currículo integrado e ministrado em duas línguas de instrução. O seu foco é o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nessas línguas. O projeto pedagógico bilíngue deve, ainda, contemplar todas as etapas da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).

Os professores de ensino bilíngue precisam ter formação complementar em educação bilíngue, com carga horária de 120h, e comprovação de proficiência de nível mínimo B2 (CEFR – Common European Framework).

 

Quais os benefícios do ensino bilíngue para o seu filho?

O processo de internacionalização da educação e dos negócios vem ampliando a importância de dominar um segundo idioma. Muitas vezes, o inglês é considerado o mínimo no mercado de trabalho, enquanto vagas mais avançadas pedem inglês e espanhol. 

Conforme um estudo da Global English Corporation, envolvendo 77 países, 91% dos trabalhadores pesquisados tinham o conhecimento do inglês como importante ou essencial para sua atuação profissional. Nesse sentido, cada vez mais empresas multinacionais exigem que seus colaboradores sejam capazes de se comunicar e desenvolver seu trabalho em inglês.

Desse modo, além de melhorar as perspectivas de carreira, o ensino bilíngue também abre portas para uma internacionalização acadêmica. Um intercâmbio é uma experiência enriquecedora academicamente e culturalmente, tornando-se também um diferencial no currículo do jovem.

Quatro alunas do Colégio Teresiano se reúnem em uma mesa para uma atividade bilíngue de prototipação.
Grupo de alunas participam da aula experimental de programação e prototipação, onde também exercitam o inglês.

O ensino bilíngue desenvolve:

  • Flexibilidade cognitiva;
  • Sensibilidade comunicativa;
  • Habilidades de leitura;
  • Categorização de palavras;
  • Potencialização da memória;
  • Apreciação por outras culturas;
  • Conhecimento acadêmico;
  • Oportunidade de uma melhor comunicação;
  • Maior visibilidade no mercado de trabalho nacional;
  • Empregabilidade em outros países.

Considerado pela educadora Selma Moura, da USP, como uma das habilidades essenciais aos cidadãos do século 21, o ensino bilíngue viabiliza a liberdade de escolha do aluno e favorece uma ampla variedade de caminhos profissionais. Lembrando que, quanto mais cedo é feita a introdução do aluno ao ensino bilíngue, mais fácil será o aprendizado, pois é na primeira infância que encontramos as condições neurológicas mais favoráveis para aprender.

 

Como é feito o ensino bilíngue no Colégio Teresiano

No Colégio Teresiano, seguindo a visão do Projeto Político Pedagógico buscamos promover um ensino que prepare o aluno para o mundo globalizado, favorecendo o diálogo entre diferentes disciplinas e a imersão das crianças no segundo idioma. Desde 2019 temos uma parceria com a International School e através do método CLIL, uma metodologia que integra o aprendizado de conteúdos curriculares por meio do idioma, favorecemos uma aprendizagem voltada para o desenvolvimento de habilidades de linguagem e de conhecimentos em outras áreas do currículo. 

Desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II nossos alunos estão em contato com o Inglês diariamente, envolvidos em atividades de gamificação, que possibilitam o aumento do engajamento do aluno e tempo de exposição em Inglês, além das propostas de trabalho em equipe que buscam desenvolver a capacidade de trabalhar em harmonia com outras pessoas visando a solução de um problema.

Cinco alunos do Ensino Fundamental I participam da aula de Língua Inglesa em computadores.
Alunos do Ensino Fundamental I em aula de Língua Inglesa.

Dessa forma, além de desenvolver as quatro habilidades básicas da linguagem (leitura, escrita, audição e fala), o ensino no Colégio Teresiano emprega meios para a aprendizagem de forma lúdica, participativa e envolvente.

O ensino bilíngue é um diferencial que impacta positivamente a vida do aluno por completo. Proporcionar o conhecimento de um segundo idioma é uma forma de dar asas aos filhos, que terão perspectivas muito mais amplas de futuro.

Conheça mais do Colégio Teresiano, suas práticas e filosofia aqui.

 

 

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