Empreendedorismo social: transformando o mundo, um projeto de cada vez

O empreendedorismo social deve ser incentivado cedo. Cada vez mais, vemos os negócios serem questionados sobre sustentabilidade, e sobre o valor que realmente agregam à sociedade. 

Segundo um levantamento da Ande Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs), negócios sociais têm movimentado cerca de U$60 bilhões no mundo, e registrado um aumento aproximado de 7% ao ano.

Sendo uma atividade tão complexa, o empreendedorismo social não deve ser confundido com um sinônimo de caridade, pois não depende de doação ou filantropia. O lucro existe, mas o objetivo é promover a solução de problemas sociais, econômicos ou ambientais. É uma questão de cautela e planejamento.

Mas afinal, como abrir um negócio capaz de conciliar o impacto social e o lucro? E como preparar os futuros empreendedores para lidarem com essa nova visão de mercado?

No Colégio Teresiano, preparamos os jovens para impactarem a sociedade, um projeto de cada vez. Continue lendo para conferir nossos projetos de empreendedorismo social.

 

Antes, o que é empreendedorismo social?

O empreendedorismo social é uma categoria de negócios que têm como objetivo resolver ou impactar um problema da sociedade ou meio ambiente. Diferente de uma ONG, a empresa social deve levar em conta a sua viabilidade econômica, pois deverá ser rentável como qualquer negócio convencional.

Uma empresa social pode oferecer capacitação, emprego, tratamentos de saúde, preservação do meio-ambiente, educação financeira, e entre outras frentes. Seu objetivo central é o valor agregado à sociedade. 

Vale pontuar que empreendedorismo social também é diferente de ações de responsabilidade social. Estas são encabeçadas por empresas, porém são ações pontuais, que não sustentam transformações mais profundas. Enquanto isso, o empreendedorismo social tem impacto contínuo, pois seu propósito é o de solucionar problemas e diminuir desigualdades.

 

Quais são as características de um empreendedor social? 

Se tornar um empreendedor social pede muita iniciativa e o sonho de trabalhar com abordagens mais sustentáveis e inclusivas.

Colaboradores do Colégio Teresiano organizando a reciclagem de plásticos da instituição.
Projeto de reciclagem no Colégio Teresiano.

Algumas características podem ser destacadas, pois são comuns a quem pretende empreender na área social. São elas:

  • Focar na população de menor renda;
  • Ter empatia como um valor marcante;
  • Se interessar por utilizar técnicas empresariais para solucionar problemas sociais; 
  • Almejar alcançar mudanças sociais em larga escala;
  • Buscar inovar nas soluções dos problemas;
  • Focar nas mudanças sociais enquanto geram lucro para sustentar essas iniciativas;
  • Utilizar de feedbacks para aprimorar as ações;
  • Possuir alto senso de responsabilidade com todos os envolvidos;
  • Gerar ganhos no capital social;
  • Se preocupar com todo o contexto social da localidade que está inserida;
  • Persistir em alcançar a sua missão. 

 

Ou seja, além de ser uma pessoa proativa e engajada, o interessado em atuar no empreendedorismo social deve ter um olhar de inovação e ética diante dos problemas sociais. 

 

Como funciona o empreendedorismo social?

De acordo com o Sebrae, os negócios sociais seguem algumas políticas comuns, como:

  • Trabalho em rede – o que significa criar parcerias que ampliem o impacto do negócio;
  • Combate ao trabalho escravo, forçado ou infantil;
  • Cuidado com a cadeia produtiva: isso envolve uma seleção e avaliação de fornecedores em todas as etapas da prestação de serviço ou produção de um bem, por exemplo;
  • Preocupação e gerenciamento do impacto ambiental;
  • Alinhamento do negócio com políticas públicas.

A partir dessas diretrizes os negócios sociais geram alguns impactos positivos na sociedade, tais como:

  • Incluir grupos de baixa renda ou em vulnerabilidade social na cadeia produtiva;
  • Oferecer produtos e serviços de qualidade com preços acessíveis;
  • Aumentar o acesso das populações de baixa renda a oportunidades e atendimento de necessidades básicas, como saneamento, alimentação, energia, habitação, saúde, educação, etc.;
  • Oferecer produtos e serviços que promovam geração de renda entre as populações marginalizadas – por exemplo, a partir de equipamentos de baixo custo, venda de tecnologias e acesso a crédito.

 

A importância e o impacto do empreendedorismo social 

Os projetos de empreendedorismo social levam alimentos, melhoram condições de vida, profissionalizam pessoas, fomentam informação e cultura. Além disso, contribuem para o bem-estar social e preservam ecossistemas naturais.

Alunos do ensino fundamental plantando mudas no Colégio Teresiano.
Projeto de conscientização ambiental do Colégio Teresiano.

Embora seja desafiador medir os efeitos de cada empreendimento, principalmente os de atuação local, já existem diversas estimativas. Uma das mais recentes foi divulgada em reportagem do portal UOL, mostrando que as ações impactaram 622 milhões de indivíduos nas últimas duas décadas

O Brasil está entre os 10 países do mundo com mais projetos na área, de acordo com relatório da Fundação Schwab, plataforma global de empreendimentos sociais.

 

Empreendedorismo Social no Colégio Teresiano

O Colégio Teresiano propõe uma nova visão de empreendedorismo, antes limitado à área de negócios, agora ao social, a partir de uma nova visão: o empreendedor como alguém que se compromete com um projeto ou atividade significante na transformação da realidade social. 

A partir de uma atitude comportamental diante da realidade que nos cerca, busquemos soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais tendo como referência os objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável /2015 – 2030, que visam promover a igualdade e erradicar a pobreza.

Exemplo de projeto: LES

Foto de alunos reunidos discutindo suas propostas para o projeto LES.
Foto de alunos reunidos discutindo suas propostas para o projeto LES.

O LES – Laboratório de Empreendedorismo Social, é um projeto que se inicia no 9° ano e segue até o Ensino Médio. Em suas últimas etapas, os alunos elaboram propostas de intervenção para os problemas sociais abordados durante o laboratório.

 “A experiência no desenvolvimento de um Empreendimento Social pode ajudar os nossos alunos na sua escolha profissional, quando, impulsionados por um problema social, encaram o desafio de elaborarem, em grupo, uma solução que proporcione um impacto social”, segundo Teresa Galhardo, coordenadora pedagógica.

Nesse trabalho, em parceria com professores de Geografia, Sociologia e Filosofia, são desenvolvidas diversas competências dos alunos, como: liderança, comunicação, trabalho colaborativo, inteligência social e emotiva, planejamento e organização, pensamento criativo, entre outras.

E se você acredita que seu filho ou filha tem o perfil de empreendedor social, dê a oportunidade dele(a) se desenvolver. Venha conhecer o Colégio Teresiano e faça a matrícula de um(a) futuro(a) empreendedor(a)!

Comentários

Você também pode gostar