A educação religiosa como instrumento de diálogo inter-religioso

A educação religiosa é uma disciplina facultativa, e é prevista no artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n° 9394). Diferente de uma doutrinação, que por sinal é proibida pela lei, a educação religiosa deve estar adaptada à linguagem da criança e respeitar a diversidade cultural religiosa do Brasil.

Quando trabalhada corretamente, a educação religiosa favorece o diálogo inter-religioso, que é a ideia de respeito mútuo e troca de conhecimentos entre diferentes religiões do mundo. Desse modo, a disciplina deve abordar os fundamentos, costumes e valores das religiões existentes, analisando o papel das tradições religiosas e a sua influência na estrutura e manutenção de diferentes culturas.

Neste artigo, abordaremos a relevância da educação religiosa e seus benefícios no ambiente escolar. Afinal, por meio da reflexão a respeito dos ensinamentos e valores de diversas religiões, é possível colaborar para uma sociedade mais diversa e inclusiva. Boa leitura!

 

O que é a educação religiosa?

Existe uma ideia equivocada sobre o ensino religioso. A disciplina é muitas vezes julgada como doutrinária, como se o objetivo fosse a conversão dos alunos para a religião cristã. Porém, na prática, é preciso ter respeito pelo Estado laico e pelas diversas crenças existentes no Brasil.

A disciplina também está longe de ser defasada. Na história da humanidade, não existem sociedades em que não fosse encontrado algum tipo de religião, desde as mais remotas até as modernas. A própria palavra religião vem do latim religio, que expressa a existência de uma crença, e não especifica o conteúdo da mesma.

Em todas as formas de religião, é possível evidenciar a presença de fatores básicos:

  • Livro sagrado (ou escritos);
  • Rituais;
  • Normas;
  • Sacerdote(s);
  • Promessa de recompensa (em vida ou após ela).

É verdade que, em maioria, a educação religiosa possui um foco maior nas religiões cristãs. Isso ocorre por uma questão de majoritariedade, pois a população brasileira é composta por 87% de cristãos, sendo sua maior parte católico-romana (64,4%).

Alunos do ensino médio em aula na capela do Colégio Teresiano. Em primeiro plano, uma vela acesa.
Alunos do ensino médio em aula na capela do Colégio Teresiano.

 

Compreendendo que o contato com a religião ocorre já nos primeiros passos do indivíduo em sociedade, a influência da crença existirá em todo o seu conhecimento empírico ao longo da vida. Seja esse primeiro contato no lar, na escola ou na instituição religiosa, essa orientação impactará todo o ambiente social do cidadão. Por isso, quanto mais instrução a respeito da religiosidade, melhor.

Assim, o objetivo da educação religiosa é repassar os ensinamentos das religiões cristãs, sem exigir que os alunos sigam seus fundamentos. O respeito às pluralidades religiosas e de fé é indispensável, pois só assim é possível gerar reflexão sobre os valores universais encontrados em cada uma delas.

 

O que é o diálogo inter-religioso?

Os fundamentos do diálogo inter-religioso foram criados entre 6 e 9 de setembro de 2003, em um Encontro Internacional de Teólogos Pluralistas e Estudiosos da Religião. O encontro reuniu 35 especialistas em religião, vindos da Ásia, Europa e Estados Unidos.

Os princípios foram divulgados em uma Nota de Imprensa, em 10 de setembro de 2003. São eles:

  1. O diálogo e o compromisso inter-religioso devem ser a forma pela qual as religiões se relacionam entre si. Uma necessidade primordial para as religiões é a de curar os antagonismos entre elas.
  2. O diálogo deve envolver os urgentes problemas do mundo hoje, incluindo a guerra, a violência, a pobreza, a devastação ambiental, a injustiça de gênero e a violação dos direitos humanos.
  3. Reivindicações de verdade absoluta podem ser facilmente exploradas para incitar o ódio e a violência religiosos.
  4. As religiões do mundo afirmam uma realidade/verdade última que é conceitualizada de formas diferentes.
  5. Embora a realidade/verdade última esteja além do alcance da completa compreensão humana, ela encontrou uma expressão em diversas formas nas religiões do mundo.
  6. As grandes religiões do mundo, com seus diversos ensinamentos e práticas, constituem caminhos autênticos ao bem supremo.
  7. As religiões do mundo compartilham muitos valores essenciais, como o amor, a compaixão, a igualdade, a honestidade e o ideal de tratar os outros como queremos ser tratados.
  8. Todas as pessoas têm liberdade de consciência e o direito de escolher sua própria fé.

 

Ao reconhecer que todo caminho religioso é uma forma autêntica de expressar a fé, o diálogo inter-religioso favorece a liberdade de crença e o respeito à cada maneira de manifestá-la. 

 

A educação religiosa no Colégio Teresiano

Por meio de uma metodologia problematizadora, a Educação Religiosa do Colégio Teresiano desafia os alunos em todas as dimensões da construção do saber, do desenvolvimento cognitivo e até mesmo na organização do seu sistema de valores.

A prática da disciplina é inspirada na proposta educativa de São Pedro Poveda, sacerdote espanhol fundador da Instituição Teresiana em 1911. São Pedro Poveda foi canonizado em 4 de maio de 2003, após dedicar sua vida para a educação e para o diálogo entre a fé a cultura.

Nesse sentido, a proposta da Educação Religiosa no Colégio Teresiano é de proporcionar uma vivência que perpassa por um posicionamento ético, livre, espontâneo, solidário e estético, construindo o carisma, a espiritualidade e reforçando a nossa missão. 

Aqui, o diálogo inter-religioso garante a interação entre a fé, a ciência, a vida cotidiana, as relações humanas e sociais, contemporâneas e as experiências de transcendência em toda a comunidade educativa.

Confira as diferentes abordagens da Educação Religiosa em cada fase:

Educação Infantil – Período de sensibilização

O corpo é o centro de referências e de descobertas. A criança é “apresentada” a Deus no desenvolvimento pessoal e no contato com o outro e com o ambiente.

Ensino Fundamental I – Período de experimentação

Vivenciar a proposta de Jesus Cristo e preparação para Primeira Eucaristia (no 5º ano).

Menina de aproximadamente 4 anos fazendo uma pintura com as mãos em uma atividade lúdica sobre espiritualidade.
Aluna do fundamental participando de atividade lúdica da Educação Religiosa.

 

Ensino Fundamental II – Reino de Deus

A pessoa de Jesus Cristo é estudada com maior profundidade. A ética cristã é apresentada como referência.

Grupo de alunos do Ensino Médio, todos sentados durante a aula de Educação Religiosa, no Colégio Teresiano.
Alunos do ensino médio participando da disciplina de Educação Religiosa.

 

Ensino Médio – Módulos livres

Temas variados oferecidos semestralmente como pluralismo religioso, desafios da juventude, antropologia cristã e direitos humanos.

 

Catequese no Colégio Teresiano

Tendo como base a vida e história de Jesus, nossa proposta de Catequese e anúncio do Evangelho se norteia pela espiritualidade Teresiana a partir de nosso fundador, São Pedro Poveda.

“Transformar o mundo a partir de cada um – homens e mulheres cheios do espírito de Jesus – estando atentos, inquietos diante dos desafios da realidade”.

A Catequese tem início no 4º ano e se entende até o 5º ano. No 9º ano, a Crisma é oferecida apenas para os alunos que desejam participar deste sacramento.

Por acreditar que tanto a educação quanto a catequese estão a serviço do crescimento do ser humano, dentro do nosso Projeto Político Pedagógico trabalhamos também com as capacidades de transcendência e vivência da Fé, segundo a proposta de São Pedro Poveda.

Desta forma, em nossos encontros, conduzimos os nossos alunos a se abrirem à presença do Mistério de Deus nas diferentes dimensões da vida e sensibilizá-los a acolher o dom da fé, descobrindo a aventura do seguimento de Jesus.

 

Gostaria de matricular seus filhos em uma instituição norteada pelos fundamentos cristãos e pelo respeito à diversidade? Conheça o Colégio Teresiano!

Faça uma visita: Rua Marquês de São Vicente, 331 – Gávea, CEP: 22451-041

Ou entre em contato:  + 55 21 3206-2800

 secretaria@teresiano.g12.br

 

 

Comentários