Hackathon i9Tech Teresiano 2022: Alunos desenvolvem apps pela sustentabilidade e pela causa animal

O Hackathon i9Tech Teresiano 2022 terminou com resultados para além dos muros da escola. Neste ano, o tema foi “Atitudes Protagonistas, Inovações e Startups para tornar o Mundo um lugar ainda melhor para vivermos”. No evento, os alunos provam que a mesma tecnologia que distrai também pode ser aplicada de uma forma saudável, com um olhar empreendedor. O resultado é um uso ético da tecnologia, que traz mais sustentabilidade e bem-estar para a sociedade em geral.

Ajudar animais perdidos, abandonados ou em condições de vulnerabilidade. Transformar resíduos de origem vegetal em adubo, e alimentos impróprios para venda sendo aproveitados em geleias, doces e outras opções. Estes foram alguns dos objetivos que motivaram os alunos do Colégio Teresiano a desenvolver apps funcionais e inovadores, para a comunidade e para o planeta. 

Hoje, temos orgulho de contar mais sobre estes projetos tão ricos em intraempreendedorismo, empreendedorismo social, sustentabilidade e economia criativa!

PROPET – Protagonistas pela Causa Animal

Um dos APPs de destaques feitos no Hackathon i9Tech Teresiano 2022 é o PROPET. Com o lema “Localizou, fotografou, ajudou!”, o APP foi desenvolvido por alunos do 7º ano do Colégio Teresiano com um viés inovador, inspirador e potencial de motivas políticas públicas.

Por meio do PROPET, o usuário do app pode identificar animais perdidos, abandonados, feridos, maltratados, ou vulneráveis de alguma forma. Após a identificação do animal, é possível cadastrá-lo com foto e localização exata. O APP utiliza posição georreferenciada, com auxílio de um mapa interativo integrado ao GPS do smartphone. 

Assim, o PROPET ajuda a dar visibilidade aos animais vulneráveis em situação de rua. Tutores de animais perdidos ganham mais facilidade para descobrir sua localização, e demais pessoas interessadas pela causa animal podem fazer a diferença com essa nova ferramenta gratuita.

Confira abaixo o vídeo do lançamento do PROPET, apresentado pelos alunos do 7º ano: 

 

Luxo Orgânico – Transformação orgânica de alimentos

Outra causa importante abordada pelos alunos no Hackathon i9Tech Teresiano 2022 foi a sustentabilidade. A compostagem e a culinária são saídas para promover a transformação orgânica, aproveitando os alimentos para que não haja desperdício ou resíduos com destino incorreto para o meio-ambiente. 

Nesse sentido, o website “Luxo Orgânico” foi desenvolvido para incentivar a coleta e destinação de resíduos de origem vegetal. Além disso, o APP permite a doação de alimentos maduros, como verduras, legumes, hortaliças e frutas, impróprios para a venda, mas próprios para o consumo.

O APP promove que alimentos maduros possam ser aproveitados em geleias, doces, tortas, salgados, sopas, dentre outros. Os alunos ainda implementaram um sistema de fidelização e incentivo gamificado, envolvendo prêmios como adubo e chaveirinho do “Porquinho Yafeman”, mascote do projeto.

 

Hackathon i9Tech Teresiano 2022: Venha prestigiar os projetos

Atualmente, partindo do dia 04 de outubro, já é possível conferir todos os projetos desenvolvidos pelos alunos nas dependências do Colégio Teresiano durante o evento. 

As equipes foram compostas por alunos e jovens que não estudam no colégio, pois o projeto faz parte da culminância do quinto ano de implementação da Disciplina Inteligência Tecnológica e Empreendedora na matriz curricular, em parceria com a i9Group

Leia também: Tecnologia no ensino: O impacto positivo no aprendizado

 

Formação para cidadãos do futuro

Por meio desta disciplina, os alunos aprendem a colocar a mão na massa para aplicar o que aprendem em sala de aula e desenvolver projetos educacionais, inclusive voltados ao empreendedorismo social. 

Foto de uma aula de robótica, com o professor do i9Group, vestido com jaleco e segurando um protótipo, ensinando uma turma do fundamental.
Professor do i9Group ensinando robótica aos alunos do fundamental.

Desse modo, os alunos praticam programação de jogos 2D e 3D, softwares, APPs, bem como o desenvolvimento de robôs, protótipos e maquetes tecnológico-interativas, contemplando automação, prototipação 3D, Internet das Coisas e muito mais.

“Na sala de aula das escolas estão os cidadãos, os profissionais do futuro, que poderão ser os responsáveis por tornar este mundo um lugar ainda melhor para se viver. Não há como negar a importância da tecnologia no dia a dia dos nativos digitais assim como o seu potencial tecnológico e inovador. No entanto, é fundamental que suas inteligências tecnológica e empreendedora sejam desenvolvidas de forma orientada, prática e direcionada a favor da educação, da sociedade, do planeta e do desenvolvimento dos educandos. Aprender fazendo, além de divertido, faz parte da educação moderna e pode contribuir para despertar aptidões, desenvolver habilidades socioemocionais e melhorar o desempenho escolar dos alunos. A tecnologia e o empreendedorismo, inclusive sob o viés social, podem ser importantes facilitadores deste processo, pois permite aos educandos colocarem a mão na massa, tornando hábito criar projetos multidisciplinares que os ajudem a inovar, se expressar digitalmente e aplicar, na prática, o conteúdo estudado em sala de aula.” Afirma o empresário, sócio da i9Group e autor de livros internacionais Fabio Toledo.

 

Muito além de criar robôs

Tecnologia e inovação em prol de uma sociedade melhor vão além de robôs. Durante o Hackathon i9Tech Teresiano 2022, os alunos demonstram que a disciplina de Inteligência Tecnológica e Empreendedora inspira ao melhor aproveitamento de ferramentas e recursos tecnológicos em favor da educação, do planeta e do desenvolvimento de cada aluno.

Três alunos trabalham juntos no computador em um projeto de programação.
Alunos aprendendo lógica de programação durante o Hackathon.

No Colégio Teresiano, a tecnologia melhora o rendimento escolar e apoia os jovens a desenvolverem suas inteligências tecnológica e empreendedora, suas aptidões e seu desempenho futuro no mercado de trabalho. Assim, eles se tornarão mais aptos a lidar da melhor forma com as demandas das profissões do futuro, além de aproveitar ao máximo as oportunidades que o mundo tem a oferecer para os nativos digitais.

Em apenas 5 anos da nova disciplina, poder colher estes frutos e ver os alunos orgulhosos de suas criações é mais do que recompensador. O que começou com uma proposta humanista e inovadora, contemplando conteúdos como Linguagem de Programação, Robótica, Automação e Prototipação 3D, já ganha o próprio toque pessoal desta geração. A disciplina se transforma em aplicações práticas para ajudar as pessoas a melhorarem o mundo, um passo de cada vez.

Da mesma forma, os professores não ficam atrás nessa formação contínua. Promovemos a formação digital de todos os educadores, de maneira independente e sistematizada. Desse modo, todos os professores aprendem a usar as novas tecnologias e explorar suas múltiplas linguagens para a sistematização dos conteúdos. Ou seja, todos estão na mesma página para a formação mais completa das crianças e adolescentes.

 

Saiba mais sobre como aplicamos tecnologia no dia a dia dos alunos do Teresiano!

Comentários