A educação religiosa é uma disciplina facultativa, e é prevista no artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n° 9394). Diferente de uma doutrinação, que por sinal é proibida pela lei, a educação religiosa deve estar adaptada à linguagem da criança e respeitar a diversidade cultural religiosa do Brasil.
Quando trabalhada corretamente, a educação religiosa favorece o diálogo inter-religioso, que é a ideia de respeito mútuo e troca de conhecimentos entre diferentes religiões do mundo. Desse modo, a disciplina deve abordar os fundamentos, costumes e valores das religiões existentes, analisando o papel das tradições religiosas e a sua influência na estrutura e manutenção de diferentes culturas.
Neste artigo, abordaremos a relevância da educação religiosa e seus benefícios no ambiente escolar. Afinal, por meio da reflexão a respeito dos ensinamentos e valores de diversas religiões, é possível colaborar para uma sociedade mais diversa e inclusiva. Boa leitura!
O que é a educação religiosa?
Existe uma ideia equivocada sobre o ensino religioso. A disciplina é muitas vezes julgada como doutrinária, como se o objetivo fosse a conversão dos alunos para a religião cristã. Porém, na prática, é preciso ter respeito pelo Estado laico e pelas diversas crenças existentes no Brasil.
A disciplina também está longe de ser defasada. Na história da humanidade, não existem sociedades em que não fosse encontrado algum tipo de religião, desde as mais remotas até as modernas. A própria palavra religião vem do latim religio, que expressa a existência de uma crença, e não especifica o conteúdo da mesma.
Em todas as formas de religião, é possível evidenciar a presença de fatores básicos:
- Livro sagrado (ou escritos);
- Rituais;
- Normas;
- Sacerdote(s);
- Promessa de recompensa (em vida ou após ela).
É verdade que, em maioria, a educação religiosa possui um foco maior nas religiões cristãs. Isso ocorre por uma questão de majoritariedade, pois a população brasileira é composta por 87% de cristãos, sendo sua maior parte católico-romana (64,4%).
Compreendendo que o contato com a religião ocorre já nos primeiros passos do indivíduo em sociedade, a influência da crença existirá em todo o seu conhecimento empírico ao longo da vida. Seja esse primeiro contato no lar, na escola ou na instituição religiosa, essa orientação impactará todo o ambiente social do cidadão. Por isso, quanto mais instrução a respeito da religiosidade, melhor.
Assim, o objetivo da educação religiosa é repassar os ensinamentos das religiões cristãs, sem exigir que os alunos sigam seus fundamentos. O respeito às pluralidades religiosas e de fé é indispensável, pois só assim é possível gerar reflexão sobre os valores universais encontrados em cada uma delas.
O que é o diálogo inter-religioso?
Os fundamentos do diálogo inter-religioso foram criados entre 6 e 9 de setembro de 2003, em um Encontro Internacional de Teólogos Pluralistas e Estudiosos da Religião. O encontro reuniu 35 especialistas em religião, vindos da Ásia, Europa e Estados Unidos.
Os princípios foram divulgados em uma Nota de Imprensa, em 10 de setembro de 2003. São eles:
- O diálogo e o compromisso inter-religioso devem ser a forma pela qual as religiões se relacionam entre si. Uma necessidade primordial para as religiões é a de curar os antagonismos entre elas.
- O diálogo deve envolver os urgentes problemas do mundo hoje, incluindo a guerra, a violência, a pobreza, a devastação ambiental, a injustiça de gênero e a violação dos direitos humanos.
- Reivindicações de verdade absoluta podem ser facilmente exploradas para incitar o ódio e a violência religiosos.
- As religiões do mundo afirmam uma realidade/verdade última que é conceitualizada de formas diferentes.
- Embora a realidade/verdade última esteja além do alcance da completa compreensão humana, ela encontrou uma expressão em diversas formas nas religiões do mundo.
- As grandes religiões do mundo, com seus diversos ensinamentos e práticas, constituem caminhos autênticos ao bem supremo.
- As religiões do mundo compartilham muitos valores essenciais, como o amor, a compaixão, a igualdade, a honestidade e o ideal de tratar os outros como queremos ser tratados.
- Todas as pessoas têm liberdade de consciência e o direito de escolher sua própria fé.
Ao reconhecer que todo caminho religioso é uma forma autêntica de expressar a fé, o diálogo inter-religioso favorece a liberdade de crença e o respeito à cada maneira de manifestá-la.
A educação religiosa no Colégio Teresiano
Por meio de uma metodologia problematizadora, a Educação Religiosa do Colégio Teresiano desafia os alunos em todas as dimensões da construção do saber, do desenvolvimento cognitivo e até mesmo na organização do seu sistema de valores.
A prática da disciplina é inspirada na proposta educativa de São Pedro Poveda, sacerdote espanhol fundador da Instituição Teresiana em 1911. São Pedro Poveda foi canonizado em 4 de maio de 2003, após dedicar sua vida para a educação e para o diálogo entre a fé a cultura.
Nesse sentido, a proposta da Educação Religiosa no Colégio Teresiano é de proporcionar uma vivência que perpassa por um posicionamento ético, livre, espontâneo, solidário e estético, construindo o carisma, a espiritualidade e reforçando a nossa missão.
Aqui, o diálogo inter-religioso garante a interação entre a fé, a ciência, a vida cotidiana, as relações humanas e sociais, contemporâneas e as experiências de transcendência em toda a comunidade educativa.
Confira as diferentes abordagens da Educação Religiosa em cada fase:
Educação Infantil – Período de sensibilização
O corpo é o centro de referências e de descobertas. A criança é “apresentada” a Deus no desenvolvimento pessoal e no contato com o outro e com o ambiente.
Ensino Fundamental I – Período de experimentação
Vivenciar a proposta de Jesus Cristo e preparação para Primeira Eucaristia (no 5º ano).
Ensino Fundamental II – Reino de Deus
A pessoa de Jesus Cristo é estudada com maior profundidade. A ética cristã é apresentada como referência.
Ensino Médio – Módulos livres
Temas variados oferecidos semestralmente como pluralismo religioso, desafios da juventude, antropologia cristã e direitos humanos.
Catequese no Colégio Teresiano
Tendo como base a vida e história de Jesus, nossa proposta de Catequese e anúncio do Evangelho se norteia pela espiritualidade Teresiana a partir de nosso fundador, São Pedro Poveda.
“Transformar o mundo a partir de cada um – homens e mulheres cheios do espírito de Jesus – estando atentos, inquietos diante dos desafios da realidade”.
A Catequese tem início no 4º ano e se entende até o 5º ano. No 9º ano, a Crisma é oferecida apenas para os alunos que desejam participar deste sacramento.
Por acreditar que tanto a educação quanto a catequese estão a serviço do crescimento do ser humano, dentro do nosso Projeto Político Pedagógico trabalhamos também com as capacidades de transcendência e vivência da Fé, segundo a proposta de São Pedro Poveda.
Desta forma, em nossos encontros, conduzimos os nossos alunos a se abrirem à presença do Mistério de Deus nas diferentes dimensões da vida e sensibilizá-los a acolher o dom da fé, descobrindo a aventura do seguimento de Jesus.
Gostaria de matricular seus filhos em uma instituição norteada pelos fundamentos cristãos e pelo respeito à diversidade? Conheça o Colégio Teresiano!
Faça uma visita: Rua Marquês de São Vicente, 331 – Gávea, CEP: 22451-041
Ou entre em contato: + 55 21 3206-2800